sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Atacama.

O deserto do Atacama fica ao norte do Chile e é o deserto mais alto do mundo! Com cerca de 1000 km de extensão, é dos destinos preferidos dom mochileiros na América Latina. As temperaturas variam entre 0º a noite e 40 ao dia! Isto faz que pouca gente more por lá, cidade mesmo só a de São Pedro do Atacama, que tem uma igreja com o mesmo nome e cerca de três mil habitantes.
A Vila de São Pedro e a sua igreja(ao lado) é um refugio para os milhares de turistas que visitam o Atacama durante todo o ano. apesar de deserto, o Atacama tem muitos atrativos, alem é claro, de ser um lugar longe de tudo e de todos, o que da uma sensação de paz muito profunda. Mochileiros, fotógrafos, cientistas, atletas e muitos outros vão ao Atacama, principalmente pelas belíssimas paisagens do lugar e e pelo sossego que ele oferece para trabalhar. São pedro é o ponto alto, apesar de ser pequena, é uma cidadezinha bem agitada; bares, restaurantes e outros pointes ficam cheios de turistas e aventureiros comentando como foi o dia, o que viram e querem ver e principalmente preparando o roteiro para o dia seguinte. 
Também aproveita-se para degustar as "cazuelas" de frango e carne, a carne de lhama e os pratos típicos a base de frutos do mar, já que a proximidade com o pacifico permite que ostras, camarões e lagostas sejam encontrados na região. Mesmo assim, acampar no deserto do Atacama não é pra qualquer um, São Pedro oferece áreas de camping, hotéis, pousadas de diversos níveis e preços, mas saindo dessa área, jamais viaje sozinho, Planeje bem como ira viajar e quanto tempo pretende se aventurar pelo deserto. São centenas e centenas de kilometros sem ver uma viva, ou morta, alma!! Água em geral é salgada ou amarga, alcalina demais, alimento só o que se leva na mochila, e mesmo com GPS da pra ficar perdido e confuso. NÃO VIAJE SOZINHO NO ATACAMA! 
De carro, leve bastante combustível, de moto também, e uma câmara
 reserva caso fure um pneu no meio do nada. Duas é melhor. Poucos e experientes aventureiros sobreviveram sozinhos no Atacama e há relatos de pessoas que nunca mais foram vistas depois de irem sós para o deserto. Mas uma vigem bem planejada, em boa companhia é tudo de bom, nesse lugar de extremos, onde neva em canto, nunca chove no outro, tem um enorme "mar de sal", lagoas verdes, azuis, flamingos vermelhos, vegetação única no planeta e pessoas maravilhosas.
No Atacama você vai encontrar brasileiros, argentinos, americanos, japoneses, americanos, europeus e gente desses lugares que foram pra lá e nunca mais saíram. Hoje são guias, donos de hotéis, restaurantes, bares, formaram família e vivem muitíssimo bem no meio do nada.
Um empresário criou um camping que tem suas próprias barracas, café da manhã e é bem confortável. Mas o mochileiros aventureiros formam grupos de 3 a 50 indivíduos e vão deserto a dentro visitando lugares inóspitos, lindos, curiosos e únicos.
 Veículos 4x4 são recomendados para essas trilhas, mas há estradas em bom estado que também levam a lagos, gêiseres e montanhas com visuais de tirar o folego! Mesmo em janeiro ou fevereiro, pode nevar próximo dos Andes, por isso todo cuidado é pouco. Leve remédios de dor de cabeça e enjoo por causa da altitude(2,400 MT) roupas de praia para o dia e de frio, frio mesmo, para a noite. 
Bom, apesar de bem resumido, acho que dá uma boa ideia do que é acampar no Atacama. Eu prefiro lugares arborizados e com estrutura em São Pedro, onde pode-se conhecer muita gente e aproveitar mais a estadia. Da pra ir e vir durante o dia a vários lugares turísticos, ao deserto de sal e ainda assim curtir a noite co os amigos, em volta de uma bela fogueira, com boa comida e segurança. É isso ai.
Boas aventuras.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário