sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Chegou o verão!!

Ola queridos leitores e amantes do camping, chegou o verão novamente e as férias!! Hora de averiguar a tralha e pé na estrada! Mas nunca é demais lembrar, e avisar aos marinheiros de primeira viagem , os cuidados necessários para correr tudo bem. 
Em primeiro lugar, segurança! Verifique se o carro esta em dia, motor, pneus, água, óleo, bateria e itens de segurança; afinal, não é por que o carro é velho, ou melhor, antigo, que você vai correr riscos, né verdade?kkk, Leve sempre um kit de primeiros socorros, mesmo se for de ônibus, é melhor ter e não precisar do que precisar e não ter. Remédios pra dor de cabeça, febre, diarreia, azia são indispensáveis, principalmente se vai para algum lugar longe da civilização. Outra coisa é saber pra onde vai, afinal ficar perdido
depois de horas de viagem ninguém merece! Tenha um mapa bem claro, se possível um GPS e certeza do endereço, assim não corre o risco de perder parte do tempo de lazer dando voltas por ai. Tem um amigo que foi do ES ao Paraná com GPS e não se desviou nem um metro da rota! Vale a pena investir em um, não é tão caro e serve não só pras férias mas pra qualquer lugar que queira achar.
Saiba muito bem como é o local onde pretende acampar antes de chegar; diárias, alimentação, o que o local oferece como lago, cachoeira, trilhas, rapel e outras atividades, lembrando que para
 algumas dessas atividades precisam de um guia experiente e equipamentos de segurança em bom estado, não se arrisque no que não conhece, já vi pessoas se machucarem e outras ficarem presas em escaladas. Só saíram com a ajuda do corpo de bombeiros! Alem do medo, a vergonha e o constrangimento acabaram com a diversão. Curta a natureza, mas com cautela, assim é melhor.
Outra dica importante e ter cuidado de não agredir o meio ambiente! Leve saco para lixo, não faça fogueiras sem limpar uma área antes ou se possível nem faça, é ainda melhor e mais seguro.

Tem barraca que fede!! Literalmente! Tem gente que deixa roupa intima jogada, papel higiênico, restos de alimento, garrafas, plastico, tudo em volta da barraca. Depois vai embora sem ao menos juntar o lixo. Pescam peixes que mais parecem iscas, cortam arvore sem precisar disso, só pra acampar onde acham melhor! Por favor, não faça isso, preserve a natureza, não machuque animais silvestres, não cace, evite o fogo em matas fechadas, seja um campista, não um destruidor. 
Seja organizado, mantenha a barraca limpa, por fora e por dentro, assim será um exemplo para outros e terá um acampamento seguro, com sua família, amigos ou mesmo sozinho. Mais uma dica, leve o celular por precaução, mas deixe desligado, só ligue se precisar mesmo, tente ficar um pouco Off e recarregue as baterias para quando voltar a rotina, vale a pena seguir essa dica!!
Um abraço e boas aventuras.
Egner.