quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ensine o menino no caminho que deve andar!

Ola campistas e amigos do blog, sei que o titulo desta postagem faz parte de um verso bíblico, mas tem tudo a ver com a educação que nós campistas damos a nossos filhos. Campistas de verdade respeitam o meio ambiente, os animais silvestres, as nascentes dos rios e não deixam lixo na floresta. 
Já existem campings equipados com lixeiras eco com nomenclatura dos recicláveis separados como manda o figurino. Isso ajuda na hora de descartar o lixo. Onde não tem, devemos levar nossas sacolas e recolher o lixo pra não causar impacto negativo no meio ambiente.
Ensinar isso para os filhos é de responsabilidade dos pais campistas que querem que as próximas gerações tenham onde acampar com qualidade e beleza preservadas. Comece ensinando as crianças a acampar sempre que possível, no jardim, no quarto, sempre "fantasiando" um camping real. Essa brincadeira vai servir como um ensaio para acampar de verdade.
Alem de incentivar os pequenos, a gente se diverte muito. Já brinquei muito de acampar com meus filhos, sobrinhos e sempre foi muito bacana. Uma oportunidade que tivemos em Bahia nova, interior de Guarapari, acampamos de verdade, foi muito bacana, apesar do frio que passamos de madrugada, rsrsrsr, nos divertimos muito e guardamos com carinho as memórias desse tempo abençoado. Hoje meus filhos ainda acampam e gostam; são conscientes ecologicamente e amam a natureza.

Ensine, eduque, prepare seus filhos, sobrinhos, afilhados, netos(eu já sou vovô!) e você vai se orgulhar deles no futuro. Falo por experiência própria, o futuro chega mais rápido do que você pensa! Por hoje é isso ai; ponha uma barraca no quintal com as crianças e boas aventuras! 

sábado, 24 de maio de 2014

Novo guia de campings do Google!

É só clicar no link e ir direto para o guia do Google! Uma maravilha para nós campistas, assim fica fácil de achar onde acampar quando estiver rodando por ai. Vale apena dar uma conferida:
http://www.guiadecampings.com.br/
Você tambem tem a opção de ver imagens por satélite. 
Boas aventuras a todos.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Camping no ES.

Ola amigos leitores, campistas de plantão e amigos; como sabem moro em colatina, belíssima cidade que amo muito. Aqui não tem uma área de camping ou que seja exclusivamente destinada, voltada para o campismo. Tem lugares onde acampar, mas por ser uma cidade quente, sem praia, acho que não da movimento nesta área do turismo. Porem, aqui no estado tem excelentes opções de camping em vários lugares, como por exemplo o Camping do Siri, um dos maiores campings de praia do Brasil!
Tem toda estrutura para quem quer passar um bom tempo acampado ao lado do mar, até WiFi! São 135 mil metros quadrados de área para campismo bem em frente ao mar. Em período de baixa temporada como no inverno, é perfeito mesmo no fim de semana; tem pouca gente sem ficar deserto, ótimo pra levar a família pra descansar longe de toda a agitação. Fica em Marataízes, um belíssimo balneário. Tem opções de campo, que eu aprecio bem mais, pelo sossego e até pelo perfil de quem acampa no interior, como por exemplo o camping da prainha em Matilde, delicioso lugar no interior do estado.
Cobrando apenas 20,00 por pessoa, oferece energia, banheiros, tanque e espelhos. Arborizado e com belas cachoeiras, o lugar é patrimônio cultural do ES e fica em Alfredo Chaves. Vale a pena conferir. Já em Birirícas, a 34 km de Vitória, capital do ES, temos o rio da montanha, com pequenas cascatas, rafting, estrutura completa, restaurante bem as margens do rio Jucu.
Oferece também trilha ecológica. Isso mesmo, trilha e rafting bem ali em Domingos Martins! O Camping Rio do Montanha tem espaço pra moto-home, auditório e belíssimas paisagens em um clima de montanha que é simplesmente imperdível. Bom, por hoje é isso ai campistas. Procure o lugar do estado que mais lhe agrada e bora acampar.

Boas aventuras.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Pra ter uma noite tranquila.

Acampar pra mim é uma delicia em qualquer estação, mas no inverno é muito melhor! Não precisa se preocupar com sombra, da pra cochilar na barraca de dia sem ficar suado e se for na praia é ótimo para pescar. Mas a noite é mais longa e claro, muito mais fria, principalmente pra quem acampa em montanha e ainda é mais escuro no inverno, em alguns lugares com neblina.
É muito importante ter equipamentos de iluminação mesmo onde há estrutura, no caso de queda de energia ou algo semelhante, lanternas e lampiões são indispensáveis. Sair no escuro sem uma lanterna pode ocasionar tropeços e quedas, o risco de pisar em uma cobra, se for em local onde elas existem ou em objetos perfuro cortantes. Tenha sempre, SEMPRE, uma boa lanterna. Há lanternas e lampiões recarregáveis de excelente qualidade que duram até 8 horas acesos, alguns lampiões tem 32, 35 e até 70 ledes, mas para uma barraca, internamente, 32 atendem muito bem. Um bom truque para grupos é montar as barracas bem próximas pra manter o calor, ou formar um circulo fazendo uma boa fogueira no meio do acampamento.
 Forre bem o piso da barraca, use colchão inflável pra não ficar em contato com o chão, leve um bom cobertor e se puder, durma acompanhado! Ajuda muito a esquentar o frio da madrugada. Uma garrafa térmica é item mais que necessário pra essa época em que café, leite ou chocolate quente são as melhores bebidas noturnas. Não esqueça de assar espigas e outros petiscos na fogueira, "bão tambem".

Boa musica com os amigos em volta da fogueira, bater um papo, contar histórias e dar boas risadas faz parte do inverno no Camping, coisas que só campistas de verdade conhecem.

Então aproveite bem o inverno e não se preocupe com o frio, se agasalhe, curta e se divirta
mesmo no frio, ele não é motivo pra ficar em casa! Já acampei em Baia Nova, Marechal Floriano e Santa Tereza, sempre no inverno, e sempre foi muito bom. No litoral é ainda melhor, baixa temporada, menos gente e tudo fica mais barato nos bares e restaurantes. O que já é bom fica ainda melhor!
É isso ai campistas, mochila nas costas, destino escolhido e pé na estrada.
Boas aventuras

sábado, 10 de maio de 2014

Ta armando chuva? Siga essas dicas:

Dizem que as Quechua são as barracas mais resistentes, rigorosamente testadas(vide site http://www.quechua.com/pt-PT/barracas-da-resistencia-ao-vento-a-simplicidade-do-manual-a-801.html), mas no Brasil nem precisa tanto, ou quase, mesmo assim cuidado se ainda vai comprar uma barraca.
Esse modelo ai entra água! Aliás, prefira sempre modelos com sobre teto até o chão, cobrindo totalmente o "quarto" da barraca. Este modelo ao lado só serve para acampar em local coberto, como galpões ou tendas.
outro conselho útil é observar bem onde vai armar sua barraca. Veja se não esta em uma "bacia" fácil de inundar, não tem nada pior do que acordar a noite com chuva e ter que pedir socorro na barraca ao lado ou ter que dar outro jeito no problema. 

Já recebi em minha barraca para 4 um total de 6 "desalojados" em um Camping. Nessa ocasião 5 barracas vazaram e muita coisa molhou nos pertences dos amigos. No dia seguinte o café da manhã foi coletivo e ajudamos a todos, mas infelizmente nem sempre é tão simples! Melhor prevenir né? Acampe na sombra de arvores ou coqueiros, leve sempre uma lona extra  e se observar que vai chover, faça um cobertura com essa lona e pronto, ta salvo da chuva e o fim de semana continua.
Algumas pessoas tem o hábito de levar uma tenda e armar a barraca em baixo dela, mas isso é muta bagagem e só serve pra quem vai de carro. mesmo assim quem tem um porta malas pequeno como o meu pode ter pouco espaço no carro. uma lona média e umas duas cordas já resolvem bem o problema. Ai é só curtir a natureza e a paz que só o Camping podem oferecer. Por hoje é isso, em breve fotos de nossas novas aventuras. tudo de bom pra vocês e boas aventuras.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Família no camping

Como ja havia dito, hoje vou falar sobre acampar em família, mas em família mesmo! Pai, mãe, filhos, cachorro, papagaio e periquito.
Como? Com uma "barraca monstro", como eu costumo chamar as grandes barracas. 
A partir de 6 pessoas já é uma "grande", com divisão de quartos e tudo mais. Pra mulheres que adoram carregar muita bagagem, tem espaço de sobra pra guardar tudo. Outra opção é ter várias barracas como um amigo meu que tem uma pra ele e a esposa e outra para os 3 filhos. Mas a noite fica aquela sensação de "será que ta tudo bem" que ninguem merece! Ai é melhor ter uma barraca monstro para que todos estejam juntos. É muito bacana!
Com bastante espaço interno e uma boa varanda, é uma boa opção pra quem caça ou pesca em grupo, quem faz viagem de aventuras
as vezes fica muito tempo acampado, com mais espaço e conforto fica mais fácil de suportar a espera, seja la do que for. Nós temos uma barraca para 4 pessoas, mas minhas filhas "adultas" querem acampar comigo, dai a ideia de comprar uma barraca grande em vez de mais uma pequena ou média. Somos uma família de 5 pessoas sendo 4 adultos e uma criança, que vai crescer é claro. Melhor prevenir que remediar! Então, se a família é grande, compre uma equipamento compatível e Boas aventuras.
Egner.

sábado, 3 de maio de 2014

Radical!

Não é minha praia, mas tem gente que adora acampar em lugares totalmente isolados e inusitados. Montanhas, praias desertas, florestas afastadas, ilhas desertas e margens de rio isoladas  que dão a quem curte essa forma radical de Camping, total isolamento e também riscos, que segundo os campistas, se bem calculados são quase 0. 
Alpinistas e praticantes de rapel sabem muito bem o que é isso, pois as vezes a luz acaba antes de se atingir o objetivo ou de ter tempo para voltar. Ai tem que fazer como o amigo ai, pendurado a centenas de metros de altura. Esse tipo de barraca é presa, e bem presa, por ganchos de aço e cordas muito resistentes, alem de ter cabos de segurança para que o ocupante se salve caso a barraca se solte. Se souber onde vai, quais os principais riscos e como entrar e sair, pode ser interessante, emocionante e até romântico para quem gosta de acampar com esposa, namorada e tal. Já acampei em uma barraca pra dois estando com meu filho e meu sobrinho em uma floresta de seringueiras. Tínhamos comida e água a vontade
e sabíamos exatamente onde estávamos. Foi bacana, estávamos pescando em um riacho e pegamos bastante peixes. A noite é que armávamos a rede, por isso passávamos a noite lá. Uma fogueira aquecia o frio da noite até a gente pegar no sono. Foi a primeira vez que acampei sem estrutura.
Desligar-se do corre-corre da cidade, do trânsito e relaxar em uma barraca, dormir e acordar cedo renova totalmente as baterias de quem a muito tempo não sabe o significado da palavra zen. estar em harmonia com a natureza e consigo mesmo é o que se encontra acampando em solitário ou em pequenos grupos com o mesmo propósito. É isso ai campistas, escolha com cuidado sua aventura radical, as pessoas com quem acampar, o lugar onde ir e Boas aventuras.
Egner.